Ter sucesso pra ser feliz, ou Ser feliz pra ter sucesso?

Sucesso e felicidade são dois dos maiores desejos dos seres humanos. Quando definimos SUCESSO, pensamos em varias vertentes mas todas elas convergem por ter êxito em algum plano, geralmente ligado à carreira e negócios e felicidade, de um modo geral, um estado de espirito que tem muito a ver com o nível de satisfação com a vida!

Por um lado, perguntas desse tipo nos sonda:
Uma vida feliz é uma vida de sucesso? Mesmo que não envolva, necessariamente ganhar dinheiro? Se sim, a ordem é clara! Ter sucesso primeiro, pois isso me fará feliz! Afinal, dinheiro trás ou não trás felicidade? Na minha imersão costumo dizer, com uma boa dose de bom humor, a quem acha que dinheiro não trás felicidade que de o seu pra mim e vá ser feliz!

Por outra vertente as perguntas são:
Uma vida de sucesso é uma vida feliz? Ser feliz é sinônimo de sucesso? Vou ser feliz e o sucesso virá? Se nessa caso as respostas forem sim, então a ordem está invertida.

Para ajudar a resolvermos esse enigma vou dar minha opinião sobre o assunto.
Eu sou Renner Silva, criador do MÉTODO SIM – A Ciência da Felicidade, juntamente com meu sócio e também idealizador desse projeto, Prof. Renato Bruno talvez consigamos esclarecer algumas dessas questões no ponto de vista cientifico.

Mestres em Ciência da Educação, tanto Renato quanto eu, há muito anos estudamos tudo que os estudos científicos tem levantado sobre a felicidade ao redor do mundo.

Nessa coluna, traremos a cada edição dessa revista conceitos, tendência e grandes sacadas práticas, extremamente útil que fará você cuidar da moeda definitiva, a base de todo desejo do ser humano, a “tal” da felicidade.
Nesse primeiro capitulo, nosso objetivo é definirmos o que é realmente mais importante em uma possível escala de prioridade, qual dos dois desejos universais vem primeiro, SUCESSO ou FELICIDADE, qual elemento gera qual outro elemento.

Se formos considerar a contingencia de informação, hoje se prega muito mais o sucesso, a produtividade, a realização do que a felicidade. Mas é um alerta e um questionamento muito interessante para analisarmos o que realmente importa.
Baseado na psicologia positiva de Martin Seligman, a felicidade é um constructo de 5 pilares e um, apenas um desses pilares é a realização. A realização é fundamental para a felicidade, pois considerando a definição de sucesso como êxito, imagina uma pessoa sem nenhum tipo de conquistas, sempre frustradas em todos os seus planos, metas e objetivos, qual a chance de essa pessoa sentir paz de espirito e satisfação com a vida? Praticamente nenhuma chance! Sim, ter sucesso é fundamental para a felicidade segundo todos os estudos a respeito. Então precisamos sim de realizações para sermos felizes. Logo tudo que sempre ouvimos por ai sobre, foco, disciplina, metas, verificação de progresso, processo, planejamento, estudo, pró-atividade, determinação e ação, muita ação, é verdade! Você precisa disso tudo e muito mais para Realizar e ser feliz e você vai precisar de muita energia!

Agora considere dois fatos:
1) Tudo que vivemos, alegrias, tristezas, decepções, prazer, frustração, medo, ansiedade, amor, tedio, ódio e qualquer outra emoção, positiva ou negativa que tomam conta da nossa vida e do nosso bem estar, só existe em um único lugar, na nossa mente! É sabido e nem tão difícil de idealizar que somos reféns do gerenciamento de nossas emoções uma vez que elas quem determinam nossa qualidade de vida. Pois seus pensamentos desencadeiam emoções, que desencadeiam sentimentos, que por sua vez desencadeiam suas ações e por fim seus resultados. Poucas coisas te consomem tanta energia quanto pensamento, pois esses sofrem todo o processo na sua mente ate resultar nas ações do seu corpo.

2) Nos temos uma quantidade limitada de energia, e temos varias áreas da nossa vida pra utilizá-la. Uma vez que você está envolvido em problemas na vida como, ansiedade, depressão, emoções negativas como raiva, medo, culpa, falta de perdão, rancor, magoa, desavenças, dúvidas, falta de propósito, crenças limitantes, relacionamentos tóxicos e tudo mais que possa estar passando por sua mente, isso tudo gera pensamentos, emoções, sentimentos e ações correspondentes, sugando uma grande quantidade de energia para lhe dar com todos esses conflitos. Assim te resta muito pouca energia para focar naquilo que realmente importa, como pro exemplo sua realização e seu sucesso.

Nesse caso a ciência prova que se você não cuidar dos seus pilares da felicidade que envolve todas essas situações negativas citadas no parágrafo acima, dificilmente você conseguirá realizar seus planos e conquistar o tão sonhado sucesso!

Esse tem sido o maior problema da falta de produtividade em grandes e pequenas empresas por onde passo com consultorias e palestras. Aumentamos faturamentos, produções e alavancando números e rendimentos “simplesmente” implantando nosso um programa de felicidade nas empresas, o MÉTODO S.I.M In Company, Os números são surpreendentes, tão surpreendente quanto na imersão em felicidade para pessoas de todas as áreas, de empreendedores, vendedores e profissionais liberais à estudantes e donas de casa!

Felicidade é a moeda definitiva, o desejo universal! Tanto que se você for avaliar e se perguntar varias vezes “pra que” você quer realizar e ter sucesso, talvez as respostas vão percorrer um caminho entre “pra cuidar da minha família, “pra ver meus filhos felizes”, “pra me sentir realizado com isso”, “pra ter paz com as pessoas que amo” mas muito possivelmente a resposta vai acabar em “pra ser feliz”.

Então, todos os estudiosos da área concordam comigo e com o Renato, não há e nunca houve dúvidas na resposta, ainda que pareça estar na contra mão de muito que ouvimos por ai, principalmente quando se trata da indústria do consumo, o caminho é muito claro: SER FELIZ PARA TER SUCESSO! Simples assim!

Por Renner Silva, Palestrante professor e criador do MÉTODO SIM
e Prof. Renato Bruno, Consultor, palestrante e criador do MÉTODO SIM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *