Produtividade nas empresas, tem segredo?

Profissionais de alta performance no mundo inteiro estão obtendo resultados incríveis com essas técnicas aparentemente simples, mas que funcionam como mágica.

Se trata de ter como hábito NÃO RECLAMAR.

Sim, a reclamação está diretamente ligada à produtividade. Entenda o por que pessoas que reclamam menos ganham mais dinheiro através da nossa teoria do “logo”.

Reclamo menos, logo:

Reclamo menos, logo resolvo mais, pois se me obrigo a não reclamar, me obrigo a resolver. Logo, sou mais produtivo, pois resolvo mais do que outras pessoas, logo as empresas estão à minha procura, pois minhas soluções farão seu faturamento aumentar. Logo, ocuparei cargos mais altos, logo ganharei mais dinheiro!

Todos os grandes líderes de grandes companhias adotam o perfil da “não
reclamação” pois é o que funciona.

O pensamento é: não importa onde nasceu o problema, importa é que se ele
chegar até mim, em mim ele vai morrer.

É muito fácil você entender como o mercado funciona se você concordar com a frase “o olho do dono é que engorda o porco”. Vamos entendê-la. A frase dita a muitos anos nada mais diz que ninguém está mais interessado nos resultadosdos negócios do que o próprio dono do negócio. Então esqueça o porco e imagine-se na seguinte situação:

Você possui um pequeno comércio físico, uma loja de roupas, por exemplo. Todo seu crescimento e sustento depende dessa loja, então você obviamente deseja mais do que ninguém que ela tenha muito sucesso, que venda muito e que você ganhe muito dinheiro e realize seus sonhos.

Essa motivação faz com que você resolva tudo que aparecer pelo caminho. Você tem prazer em fazê-lo. Então, problema aparecido é problema resolvido.

Porém com esse sucesso ou crescimento você não consegue resolver tudo sozinho, pois além das vendas, organização, fluxo de caixa, limpeza, estoque, compras, dentre outros serviços, você ainda tem que se preocupar com o principal, o atendimento ao cliente.

Assim, você tem várias variáveis e pode encontrar pequenos problemas ou obstáculos em cada uma delas. Não tem saída. Você enxerga a necessidade de contratar.

Dessa forma, você contrata 3 vendedores, com níveis de experiência diferentes, um ano, três anos e nenhuma experiência.

As contratações deram certo e seu negócio cresce mais ainda, e agora chegamos no ponto que queríamos. Você precisa contratar mais vendedores e efetivar um dos vendedores a gerente da loja. Esse gerente obviamente ganhará mais responsabilidade e mais dinheiro com o novo cargo.

Qual dos vendedores você vai efetivar? O mais antigo? O mais experiente? Não, você vai efetivar aquele que faz as coisas mais próximo do que você faria. Em outras palavras, você vai efetivar aquele que mais FAZ, ou seja, o que mais resolve problemas.

Um amigo palestrante, Prof. Gretz já dizia: “O mercado te contrata por aquilo que você sabe, mas só te efetiva por aquilo que você faz”.

Agora, por outro lado, temos problemas acontecendo o tempo todo. Problemas com clientes, com estoque, com peças, com organização ou a falta dela, problemas com as outras pessoas que são movidas por ego, etc. Problemas e mais problemas aparecem naturalmente no dia a dia comercial.

É muito óbvio entender que reclamar de problemas que já existem apenas perpetuam o problema, afinal, sabemos que reclamar não resolve e reclamar é geralmente o que as pessoas fazem.

Um dos segredos de pessoas de sucesso é se policiar 24 horas por dia quanto a reclamação, pois sabem que, se naturalmente não se permitem reclamar, naturalmente se “obrigam” a resolver!

Pessoas que resolvem mais produzem mais, pessoas que produzem mais são reconhecidas como pessoas que se parecem como pessoas incríveis que fazem o fluxo positivo e o faturamento subir e em fim, essas pessoas são muito, mas muito mais bem pagas do que as demais, pois elas são disputadas no mercado de trabalho em qualquer área que seja.

Toda empresa ou empreendedor, toda seleção ou toda técnica desenvolvida por RH’s (recursos humanos) é para tentar de alguma forma descobrir o perfil da pessoa, ou seja, antecipar como aquela pessoa agiria diante das possíveis situações. O perfil de resolver e solucionar problemas é muito facilmente observado e detectado por profissionais da área.

Seja um profissional disputado no mercado de trabalho, ganhe mais dinheiro, desenvolva uma característica que ninguém nasceu com ela, a de não reclamar de absolutamente nada, mas de resolver qualquer situação, sendo você o culpado ou não!

Essa simples dica tem mudado carreiras, vidas e faturamento de pessoas por todo país e parte do mundo. Tenha um bom treino.

 

Um abraço
Renner Silva

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *