Por que muitas pessoas não acreditam em palestras motivacionais

O mercado de palestras motivacionais teve seu “boom” há algumas décadas nos EUA. Eles entenderam que a motivação no trabalho se fazia necessária e que uma palestra motivadora gerava mais resultados, em especial, para equipes de vendas.

Mas, por qual motivo de uns anos para cá, algumas pessoas não mais acreditam que uma palestra de motivação pode potencializar a estratégia de vendas de uma empresa?

Para entendermos o motivo dessa crença, passamos por vários temas de palestras, até pararmos nas chamadas “palestras show”. Nela, palestrantes de sucesso usam diferentes expressões artísticas como música, mágicas e artes cênicas para atrair a atenção da audiência. Geralmente, essas palestras são consideradas as melhores palestras.

Porém, alguns profissionais começaram a abusar desses recursos e tornaram uma palestra motivacional em um excesso de gritos, dinâmicas e excitações efêmeras, que na hora até geram um certo entusiasmo, mas logo passa e tudo volta como se o treinamento motivacional não tivesse acontecido.

É uma triste realidade para quem entende, conhece e sabe o potencial de palestras e palestrantes para motivar equipes.

Nós seres humanos somos seres sociais, vivemos em grupo e sentimos uma necessidade inconsciente disso. Já perceberam o quanto somos influenciados pelo meio? Quanto mais casos de sucesso presenciamos, mais acreditamos que podemos ter sucesso também, e cientificamente falando, aí está o grande poder de palestras motivacionais.

Motivar equipes é uma arte dominada por poucos. É um trabalho muito sério, que a ausência de extremo profissionalismo, cuidado e destreza, pode colocar tudo a perder. Justamente por que não somos máquinas e computadores, somos seres emocionais, bem como nossas decisões.

Então, como verdadeiramente motivar funcionários? Escolhendo verdadeiras palestras para empresas que cumpram seu papel, palestras para SIPAT que cumpram seu papel, inspirar e assim mudar comportamentos, atitudes e por fim, resultados. Isso é motivação!

Conheci pessoas que não acreditavam em palestras motivacionais até conhecerem uma palestra de verdade, uma palestra (e palestrante) profissional. Pois, por trás de um microfone, deve existir muita ciência, estudos como PNL e outras ferramentas poderosas.

O palestrante deve ser exemplo. Deve ter tido a sua vida transformada por aquilo que ensina. Se isso acontecer, certamente nunca deixará de acreditar nesse trabalho maravilhoso e fundamental que faz nas empresas, negócios e equipes que o contratam.

Boa contratação!
Um abraço
Renner Silva

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *