Felicidade: por que ela é importante para a produtividade dos meus funcionários?

Existe uma frase, famosa no meio corporativo, que diz: “Funcionário feliz produz mais!”. É verdade, mas parece que são poucas as empresas que realmente acreditam nisso. Poucos gestores sabem que a felicidade não só é importante para a produtividade dos funcionários como também dá lucro.

Por isso, criar medidas para elevar a felicidade dos colaboradores não deve ser visto como uma obrigação. Seu negócio depende disso.

Por que investir em felicidade?

Muitas empresas não investem na felicidade do funcionário porque focam o cliente. Priorizá-lo não é errado, evidentemente. No entanto, o funcionário também não fica satisfeito apenas por receber o salário em dia, como muitos administradores pensam.

Seu colaborador quer estar feliz com o trabalho e sentir que existe uma razão para ele estar ali ajudando a empresa. Quando você investe nisso, ele trabalha melhor e se sente motivado por fazer parte de algo grande. Com isso, desempenha melhor suas funções, e toda a empresa ganha. No final dessa cadeia de motivação está seu cliente.

Então, a regra é básica: funcionários satisfeitos significam clientes satisfeitos. Invista na felicidade não apenas porque deseja todo mundo sorrindo. Invista para sua empresa crescer.

Como deixar meus funcionários mais felizes?

Trate cada um como único.

O dia a dia irá demonstrar para você as motivações dos profissionais. Você saberá o que cada um dos seus colaboradores busca. Com isso, poderá tratar todos como pessoas únicas e assim trabalhar para sua felicidade particular.

Crie um clima agradável

O clima diz tudo sobre sua empresa. Para mantê-lo agradável, as relações entre todos devem fluir bem. Pense nas razões que fazem um grupo de amigos se dar bem: respeito, tolerância, bom humor, empatia. Tente transportar essas relações para o trabalho e todos vão se sentir satisfeitos e felizes no ambiente profissional.

Trate as pessoas como iguais

Um líder não olha de cima para baixo. Pelo contrário, entende que a diferença de status existe para a organização interna. No plano social, ele está em um nível igual ao de todos os outros trabalhadores, como um “pagador de impostos”. Por isso, olhe e trate a todos como iguais, ainda que seu cargo imponha mais responsabilidades.

Benefícios e recompensas

O trabalhador funciona bem quando sente que seu trabalho está sendo recompensado de maneira justa. Não se trata apenas de dinheiro, mas de relações, feedback e benefícios.

Converse com todos e saiba recompensar quando alguém faz algo bom. As pessoas gostam de receber elogios, principalmente se eles vêm de pessoas que tentam agradar. Por isso, sempre dê feedback e reconheça o trabalho bem-feito. Saiba recompensar seu colaborador, e ele estará mais feliz.

Crie eventos

Festas, encontros, palestras divertidas e eventos tiram a dureza da rotina e motivam os funcionários. Contratar humoristas para se apresentar fará com que o trabalho seja relacionado à alegria.

A felicidade é uma constante na nossa vida, e bom humor no trabalho é uma tendência que tem mostrado resultado.

Caso esteja interessado em levar felicidade para sua empresa e aumentar a produtividade dos seus funcionários, acesse o site e conheça meu trabalho!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *