Felicidade é uma ciência?

Você já deve ter se perguntado: afinal, o que é felicidade? Talvez você se sinta uma pessoa feliz, talvez não. Talvez consiga assumir que ainda não encontrou a felicidade, talvez não. Mas isso não importa. O que é realmente relevante para o momento é sabermos que felicidade é tudo que buscamos na vida, desde que nascemos até nosso último fôlego de vida. É um desejo universal e acredite, nós não estamos sozinhos.

O estudo da felicidade é bem antigo. Sócrates, mais de 400 anos antes de Cristo, já dizia que: “Sábio é aquele que põe em si tudo que traz felicidade ou dela se aproxima”.

Há aproximadamente 20 anos, Marting Seligman começou um estudo que se chama Psicologia Positiva. Esse estudo busca o que traz sensação de felicidade e bem estar para a vida das pessoas. Desde então, existem duas obras que eu gosto muito enquanto um especialista em felicidade: Felicidade Autêntica e, Florescer. Ambas as obras são baseadas na conquista da felicidade.

Há alguns anos, em Harvard, um professor israelense, Tal Ben Shahar, criou a aula de felicidade e bem estar e, de lá pra cá, muito tem se estudado sobre o assunto. Outras universidades como a PUC MINAS oferece o curso de Ciência da Felicidade e Bem-Estar, que é ministrada por mim e pelo professor Renato Bruno. Com as bases da psicologia positiva ajudamos pessoas a identificar o que falta para descobrir a felicidade.

Com tantos estudos, tantas pesquisas sobre o assunto, não tem como não dizer que sim, FELICIDADE é uma ciência, logo, ela pode ser aprendida e ensinada. É isso que muitas pessoas vem fazendo, estudando e aprendendo cada vez mais a felicidade, pois ela não tem limite máximo. Segundo a própria ciência da felicidade, sempre há como aumentar seu nível de felicidade, bem estar e satisfação com a vida.

É o que levo para as pessoas em minhas palestras, que muitos veem como palestras motivacionais. Mas é muito mais do que isso quando descobrimo que motivar equipes, ou motivação em vendas, passa também pelo interesse que a pessoa tem no trabalho e na vida, temas abordados incessantemente nos treinamentos de felicidade.

Em resumo, a felicidade é um potencializador de resultados e a ciência está aí para nos ajudar cada vez mais a encontrar a FELICIDADE!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *