Engajamento de Equipes Empresariais

Uma equipe engajada entrega melhores resultados. Porém, o desafio começa já no início da frase anterior: equipe engajada. Como atingir esse objetivo? Como engajar várias pessoas ao mesmo tempo em prol de um objetivo?

Se você é um profissional dos Recursos Humanos ou um empresário e está buscando colocar em prática ações para aumentar o engajamento da sua equipe, esse conteúdo é para você. E já vamos te dando um spoiler: o engajamento está diretamente relacionado com a felicidade corporativa dos seus colaboradores. Pense se seus colaboradores são felizes trabalhando nesta empresa?

Veja algumas ideias que funcionam na hora de querer engajar uma equipe rumo ao alcance de um objetivo comum.

Felicidade corporativa

Sim, ela existe e é muito importante. Quer uma forma rápida de medir a felicidade corporativa de seus funcionários? Envie um formulário com uma única pergunta: “De 0 a 10, quais são as chances de você indicar amigos e familiares para trabalhar na nossa empresa?” Se você tem conhecimentos de marketing, saberá que essa pergunta é também utilizada para medir o nível de satisfação de um cliente de uma empresa.

Os colaboradores, nada mais são do que seu cliente interno. E, se ele não tiver feliz com a empresa, você acha mesmo que ele terá o trabalho de se engajar em prol de um objetivo? Bem provável que não.

Bom, com os resultados desta breve pesquisa você poderá medir o nível de felicidade corporativa dos seus funcionários. Vale lembrar que não estamos aqui para saber o porquê eles estão ou não felizes. Esse momento é só para entender se eles estão ou não felizes trabalhando para a sua empresa.

Eventos motivacionais

Não conseguimos agradar todo mundo ao mesmo tempo. Nem tente fazer isso para não se sentir decepcionado a cada tentativa. Porém, devemos sim focar em agradar a maioria. Por isso, é preciso que a felicidade corporativa esteja entre a maioria dos seus colaboradores. Funcionários felizes conseguem ter altos níveis de motivação.

Os eventos motivacionais podem ser um ótimo combustível para incentivar que esse sentimento esteja presente internamente no seu colaborador. Motive através de eventos com pessoas que tem um case de sucesso para contar ou que tenha uma história de vida bastante desafiadora, mas que venceram e encontraram as suas felicidades, seja na vida pessoal como na profissional.

Educação corporativa

A educação focada em treinamentos empresariais focados em estratégias ou qualificação de mão de obra. Oferecer conhecimentos novos para a sua equipe é outra fonte de engajamento que pode ser usada pela sua empresa.

Outro detalhe importante aqui é dar espaço para que a equipe consiga aplicar esses novos conhecimentos, pois o maior aprendizado é quando colocamos em prática. Uma equipe que recebe muitos conhecimentos, mas tem processos muito engessados e que não permitam que ela aplique esses conhecimentos tende a se desmotivar.

Por isso, além de oferecer conhecimento é importante que a sua empresa abra caminhos para colocar tudo isso em prática, fazendo com que os colaboradores se sintam animados e consigam colher frutos do próprio trabalho.

Líder mostra o porquê, não somente o como

Dê bons treinamentos aos seus líderes para que eles consigam gerir e engajar as equipes da maneira correta. Um líder ajuda a equipe a definir o “como” fazer para atingir o objetivo, mas ele também deixa muito claro o porquê todos da equipe estarão destinados a buscar esses resultados. Não dar um motivo ou um propósito para o trabalho executado é um dos principais motivos de uma equipe desmotivada e sem engajamento.

Se você quer colocar em prática nossas ideias de engajamento de equipe, saiba que nosso time está 100% engajado a ajudar a sua empresa a buscar maiores índices de felicidade corporativa, oferecendo soluções de gestão focadas em incentivar a sua equipe a entregar melhores resultados. Entre em contato conosco e vamos falar sobre o seu negócio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *